sexta-feira, 29 de maio de 2009

Virada Cultural 2009

Eu necessito mais tempo, sede mente ação. Não queria escrever sobre a Virada Cultural logo após ou durante a Virada Cultural 2009. Sou e todos somos, seres de nosso próprio tempo. O meu tempo é lento, existe em mim uma necessidade constante de reflexão. Tudo o que eu escrevo será escrito novamente, de outra forma, com alterações. Minhas postagens nunca são definitivas. Elas serão modificadas enquanto eu viver. Tudo o que digo sem pensar é bobagem, o que não implica que meus dizeres reflexivos não contenham bobagens... as bobagens permanecem, porém, sou capaz de assumir, reconhecer e publicar todas elas. Milhões de pessoas estiveram nesta Virada, eu entre elas. A experiência que mais me encantou foi a instalação no Parque da Luz! Para mim, foi como penetrar em outro Universo, outra dimensão. Me vi em um mundo mágico de sons, cheiros, imagens, sensações. Calor, frio, vozes, música, reflexos, reflexões, imagens, pessoas.
Milhões de fotos foram tiradas neste e deste momento. Minhas fotos são embaçadas, como meu texto.
Não reproduzem, não exprimem, apenas captam meros relances, apenas pontuam um olhar a esmo. Caminhei por várias horas pelo Parque, sexta, sábado. Encontrei várias pessoas que conhecia ao conviver com as milhares que me acompanhavam sem notarem minha presença. Mas foi incrível como eu notava cada pessoa que passava próximo a mim naqueles momentos. A luz do fogo transfigurava. Notava os silêncios. Notava gestos de carinho. Notava olhares. As anotações vieram depois, aqui, agora! Refletidas em mim, agora expostas. São Paulo é assim; caótica, viva, bela, suja. Sem futuro aparente. Como um momento presente. (PS: esta postagem não acabou, ela se modificará, como todas as outras)

Um comentário:

Bogado disse...

pois é, o melhor de ter um evento como a virada é isto. Vagar aleatoriamente e ver o que vai encontrar. Pessoas, eventos, cultura... E no mais encontra-se apenas a si mesmo, de uma outra forma.