quarta-feira, 3 de março de 2010

Iorgute ou iogurte? Eis uma questão...

Ufa! Após meses de vácuo eis que ressurjo entre cinzas como Angelus Novus do Paul Klle, a mesma imagem que Walter Benjamin usa em seu texto "Sobre o Conceito de História":

"Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso."

Tenho frequentado o curso de Filosofia na Universidade São Judas Tadeu e me sinto embriagado em idéias e palavras e luto para não perder completamente a lucidez.

Mas o mundo grita!

Em frente à minha casa vi um quadro anunciando os comes e bebes de um destes novos barzinhos da baixa Augusta. Me intrigou a grafia: "Yorgute batido".

Estranhamento. Riso.

Com a memória não plenamente esvanecida, eis que, na lanchonete da Universidade São Judas Tadeu ouço uma estudante (colega?) pedindo no balcão: - Iorgute com morango.

Pausa. Silêncio. Pensamento.

As pessoas são profundamente influenciadas e perdem a noção das coisas: o novo ioRgute é uma contaminação da palavra Orkut?

Até entendo as transformações da linguagem, mas, de iogurte para iorgute ou yorgute?

SOCORRO!!!

Vejo neste pequeno detalhe o sintoma da doença de nossa época... absorvemos, engolimos e defecamos. Processo contínuo e voraz.

O momento é agora! Temos que parar! Temos que nos opor a esta temporalidade da produção e do consumo capitalistas! Não somos marcas ou grifes, não somos mercadorias ou mercado!

O momento é agora, de buscarmos alguma identidade, antes que nada reste do que somos ou fomos um dia. Não quero 15 minutos de fama, mas preciso imensamente de 15 minutos de Vida!

Se alguém realmente quer salvar o mundo ou a humanidade, por favor, grite comigo: ABAIXO A ALIENAÇÃO!! E não me desculpem, mas dentre os alienados, os jovens fazem coro.

Nenhum comentário: