segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Inimigo no meu Quarto

de Yoram Yovell. Editora Record, 2008. Compre "O Inimigo dentro de mim" aqui!
Estamos ou continuamos em uma onda de livros cujo assunto é a psicanálise. O primeiro que li, há muitos anos atrás, foi o primeiro livro de Oliver Sacks publicado no Brasil: "Um Antropólogo em Marte". Oliver Sacks é um neurocirurgião e nos apresenta as histórias de seus pacientes; pessoas que tiveram algum tipo de lesão ou distúrbio no cérebro e cujas vidas foram imensamente afetadas por tais circunstâncias. Como neurocirurgião, o autor deste livro e de outros semelhantes apresenta como seus pacientes reagiram a um problema concreto e irreversível, como estes pacientes transformaram em diversidade algo que poderia ser encarado como limitação. Foi uma leitura muitressante e gostosa. Compre "Um Antropólogo em Marte" aqui! Recentemente tivemos outro best seller; Irvin D. Yalom, que entre inúmeros livros publicados vou destacar "Quando Nietzsche Chorou" e "A Cura de Schopenhauer". Infelizmente ainda não li nenhum livro deste autor mas, referenciado por Yoram Yovell e muitos leitores, sei que Yalom trabalha mais, e muito bem, no formato de romance. Ele romantiza a história do surgimento da Psicanálise tendo Freud como personagem no livro "Quando Nietzsche Chorou". Assim, enquanto Oliver Sacks é mais descritivo, narrando os casos com os quais teve contato, Yalom escreve romances baseados em sua experiência como psicanalista.
Mas tudo isto foi escrito para introduzir um novo nome: Yoram Yovell. Acabo de ler "O Inimigo no meu Quarto" e fiquei admirado. Além da narrativa emocionante Yoram é profundamente didático. Ele divide as narrativas em três aspectos: psicanálise (a palavra), psiquiatria (o medicamento) e neurociência (a biologia). Em cada caso descrito ele aborda a terapia utilizada, seu surgimento, desenvolvimento e resultados obtidos no caso em particular. É uma leitura para os leigos entenderem um pouco sobre o universo psicanalítico e para os estudiosos apreenderem experiências marcantes e esclarecedoras. Enfim, mais um livro para ficar na cabeceira da cama, e não na estante. A quem interesse, boa leitura!

Um comentário:

jessica holanda disse...

enquanto passeava por uma livraria, dei de cara com o livro 'o inimigo no meu quarto', qnd li os comentarios da capa fiquei muito interessada, mas o seu blog me deixou louca para lê-lo. Gostei do blog, e do jeito como organiza as ideias ;)