quinta-feira, 14 de julho de 2011

Encontros e devaneios

O melhor no mundo da pesquisa é quando encontramos aquilo que não estamos procurando.

É assim que, pesquisando sobre “anarquia”, me defrontei com um anarquista cristão, Tolstói, que influenciou Gandi, e cujas ideias, ao serem usadas como dogma, deixaram de ser anárquicas para serem conservadoras, ou outra coisa qualquer – vide o filme A última estação, que nos brinda com os últimos dias na vida deste grande escritor e filósofo e também com os conflitos gerados pelas pessoas que usaram suas ideias transformadas em dogma. É por essas e outras histórias que afirmo que a anarquia está apenas no mundo das ideias, ela não existe no mundo dos homens. A única forma essencialmente anárquica que existe é o pensamento.
Mas não abandono minha intenção de criar zonas autônomas temporárias em minha vida, sempre que a vida me permite.
Foi assim que, estudando filosofia, passei a ler Clarice Lispector com outro olhar, ou melhor, outro entendimento. É incrível os elos que conseguimos estabelecer entre obras de Clarice e ideias filosóficas. É difícil afirmar se estas ideias derivaram da leitura de textos filosóficos ou se são fruto do próprio exercício da escrita de Clarice, obviamente, sem ignorar toda a sua formação, influências e vida.
Em um passo seguinte começei a pesquisar mais a obra desta escritora, textos que analisam sua obra e vida e me defrontei com mais uma descoberta inesperada: Clarice, - uma biografia de Clarice Lispector, escrita por Benjamin Moser. A grande descoberta não está na narrativa de uma vida, da vida de uma escritora, da vida de Clarice Lispector; a grande descoberta está no excelente livro de História que Benjamin Moser produziu, tendo como eixo, a vida de Clarice Lispector. Esta é uma leitura altamente recomendável, a quem gosta de Clarice, a quem nunca leu suas obras, a qualquer pessoa que goste de uma leitura agradável e consistente.
Obrigado Benjamin Moser!


(Veja também o livro Clarice, em uma edição de bolso, mais barata. Porém, para os amantes, recomendo a edição em capa dura, com link no texto acima.)

Nenhum comentário: