quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Passando roupa com Alexandre Machado


   Ontem foi um dia difícil. Um daqueles dias em que várias pequenas coisas não acontecem como gostaríamos que ocorressem. Foi assim que cheguei em minha gruta; cansado e aborrecido. E bem na minha frente, sobre o sofá, pilhas de roupas para passar. Como sou um professor da rede municipal de ensino na cidade de São Paulo não tenho condições de me dar ao luxo de pagar uma diarista para executar esta tarefa, portanto, me dedico também a este cuidado pessoal.
   Esta visão poderia ser mais um fato desagradável, mas não foi. Me peguei sorrindo e pensando no dia seguinte, o dia que sempre vem até que eu deixe de existir. Me peguei sorrindo pois já antecipei a manhã seguinte, manhã em que começaria meu dia passando roupa com Alexandre Machado.
   Já faz um tempo que realizo este ritual, passar minhas roupas ouvindo a Cultura FM, e como geralmente realizo esta atividade logo cedo, inicio o processo ouvindo o programa “Começando o dia com Alexandre Machado”. Agora vocês já entenderam o título desta postagem. É assim que uma atividade rotineira e que poderia ser aborrecida transforma-se em um momento de relaxamento, de descontração, de prazer.
   Vamos então, ao dia seguinte.
   Acordei em um horário habitual, entre 6 e 7 horas da manhã. Liguei a televisão para ver os noticiários matinais e preparar meu cappuccino e torradas. Infelizmente, recordando o dia anterior, todas as notícias se resumiam ao jogo do Corintians no Japão. Após a terceira chamada sobre o mesmo tema resolvi não repetir a tragédia do dia anterior. Transferi a sintonia da minha televisão a cabo dos canais televisivos para os canais de música, e como já está programado, iniciei meu processo de relaxamento ouvindo uma música clássica pela Cultura FM e acendendo um incenso de patchouli. É incrível como uma simples troca de canais pode transformar o contexto de um dia inteiro.
   E assim pude seguir meu dia, finalizando o café matinal, lavando os pratos e talheres, preparando o ferro e a tábua de passar roupas. Adquiri esta rotina; primeiro as calças e bermudas, depois as camisetas de algodão e por último as camisas e camisetas mais finas. Separo os cabides vagos, vou dobrando e separando as roupas sobre a cama e no final do processo organizo tudo dentro do armário. Pode parecer algo cansativo, banal e aborrecido, mas não é.
   Na televisão vem a voz de Alexandre Machado anunciando as músicas e outras notícias matinais. Ao contrário da mesmice de outros canais de comunicação, as notícias informadas e comentadas pelo Alexandre e seus colaboradores são esclarecedoras. Não são apenas notícias soltas e desconexas, são informações contextualizadas e comentadas, sem força de julgamento, mas com a consistência necessária para uma verdadeira formação de opinião. E tudo isto embelezado por uma seleção inteligente e primorosa de músicas.
   Infelizmente não participei do sorteio de livros pois, como já escrevi, estava passando minhas roupas, e não quis interromper meu processo para acessar uma página no facebook.
   Tudo foi seguindo seu rumo até a inevitável notícia: o jogo do Corintians no Japão. Seria querer demais que Alexandre Machado ignorasse tal informação. Mas, com uma pitada sútil de humor ele introduziu a notícia e depois comentou sobre o adversário do time brasileiro, um time do Egito que havia passado por uma ocorrência onde morreram em torno de 70 torcedores em seu país. Foi então me dei conta de que, até aquele momento, desconhecia o adversário do time brasileiro. Apesar de me sentir sufocado pela constante repetição e imposição da informação referente a este jogo de futebol, mesmo com as dezenas de minutos e até mesmo horas de programação dos outros canais de comunicação dedicados a este jogo de futebol, foi apenas neste momento no qual posso afirmar que apreendi alguma coisa, foi apenas neste momento no qual pude perceber que além de um jogo de futebol havia algo mais para saber e conhecer, foi apenas neste momento em que me dei conta de que o time do Brasil iria jogar com um time do Egito, no Japão.
   “Começando o dia com Alexandre Machado” chegou ao fim, mas não a minha pilha de roupas para passar, e este é mais um dia que eu estou apenas começando. As músicas da Cultura FM seguiram sua programação, minhas atividades seguiram a minha rotina, mas não poderia deixar passar este momento sem dizer: Obrigado Alexandre Machado por eu começar tão bem este dia.

Nenhum comentário: