sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Um linfoma chamado Hodgkin - II

Mais um ano começou: 2012. Minhas férias de janeiro foram dedicadas a esclarecer minhas preocupações. Através de minha médica, que tinha um amigo que trabalhava no Hospital Dia, fui orientado a procura-lo com um relatório detalhado, e tentar conseguir a biopsia através deles. Junto a isto, consegui agendar atendimento com um Clínico Geral no HSPM.
Depois de muita dificuldade burocrática, e graças à boa vontade do médico e atendentes do Hospital Dia, consegui agendar uma biopsia para o início de fevereiro. No HSPM também estava agendada a consulta com o Clínico Geral. Estes dois procedimentos foram acontecendo ao mesmo tempo: no Hospital Dia realizei a biopsia e aguardei o resultado; no HSPM passei pelo Clínico Geral, que me encaminhou para Moléstias Infecciosas, que me encaminhou para a Dra. Éden, na Clínica de Hematologia.
Quando fui atendido pela médica da Hematologia, a maravilhosa Dra. Éden, já estava com o resultado da biopsia em mãos: linfadenite atípica. Como o atendimento pelo HSPM acabou sendo mais rápido, eficaz e conveniente que o atendimento pelo SUS, resolvi focar todo o caso no HSPM.  Para a Dra. Éden a biopsia do Hospital Dia não dizia nada, era totalmente inconclusivo, e como não havia a possibilidade de solicitar uma nova análise do material obtido na biopsia, foi necessário outro encaminhamento, para a Clínica de Pescoço e Cabeça no HSPM, e a realização de uma nova biopsia.
Mais consultas, mais exames, biopsia agendada. Já estávamos em junho, final de semestre, minha viagem pelo Rio Amazonas (Manaus-Santarém-Belém) estava completamente programada. Meu querido amigo Ulisses me acompanhou durante a biopsia, mas o resultado só ficaria disponível após minhas férias. Uma preocupação a menos, pois considero que um problema sem solução, resolvido está. Novas consultas com a Dra. Éden e na Clínica de Pescoço e Cabeça para conhecimento do resultado da biopsia foram agendadas para a última semana de julho, depois da viagem.
Minha viagem de descobrimento pelo Rio Amazonas foi maravilhosa: os dias no barco foram lindos e instrutivos, meu único dia em Alter do Chão foi paradisíaco e Belém foi uma grande festa de encerramento da viagem. Tudo fotografado e relatado, como é de meu feitio.
De volta à realidade, com o resultado da biopsia em mãos, desta vez, sem dúvidas: Linfoma de Hodgkin.
Nada a fazer senão encarar os fatos e enfrenta-los. A Dra. Éden, com seu comprometimento além de qualquer expectativa já havia encaminhado alguns exames que seriam necessários e agendado uma consulta com o médico que iria administrar o tratamento do Linfoma: quimioterapia e radioterapia.
No site da ABRALE consegui inúmeras informações e orientações, entre elas, um excelente “Manual de Cuidado Nutricional em Quimioterapia”. Outro amigo que já passou por um processo semelhante me tranquilizou e me orientou ainda mais. Enfim, todas as providências foram tomadas, e no dia 9 de agosto, praticamente um ano após eu ter observado a alteração em meu pescoço, eu iniciei meu tratamento com quimioterapia para me curar do Linfoma de Hodgkin.

Nenhum comentário: